Rua Padre Chagas, 147 sala 1102 - Moinhos de Vento - POA, RS

(51) 98446-7098

Vamos conversar!

Extra info thumb

Estudos do Microbioma intestinal e sua relação com doenças Ortopédicas e Reumáticas

OilyTheme

A literatura recente está cada vez mais fornecendo informações importantes que indicam uma forte associação entre a Disbiose Intestinal (desequilíbrio das nossas bactérias boas e más do nosso intestino) e o processo inflamatório crônico de baixo grau, que tem sido proposto como uma das principais causas de patologias crônicas que se desenvolvem com o passar dos anos, como por exemplo a Síndrome Metabólica, a Resistência à Insulina, ao Diabetes tipo 2, Obesidade, entre outras.

Na área da Ortopedia e da Reumatologia, doenças articulares já estão sendo associadas à Disbiose Intestinal, como a Artrite Reumatóide, a Artrite Psoriática, a Osteoporose e também a Osteoartrose (Artrose).

Há cerca de 2500 anos, Hipócrates, o grande médico grego considerado o Pai da Medicina, já falava: "Todas as doenças começam no intestino".

A Disbiose provoca um afrouxamento das junções das células intestinais, as quais são responsáveis pela integridade da nossa barreira intestinal. Esta alteração provoca o que chamamos de Intestino Hiperpermeável (Leaky Gut), que permite a entrada de proteínas maiores, de partículas de microorganismos, como os famosos lipopolissacarídeos (componentes da parede celular das bactérias gram negativas), os quais estimulam nosso sistema de defesa, gerando um aumento das citocinas inflamatórias, desencadeando um estado inflamatório crônico de baixo grau, característico das patologias crônicas que compõe a Síndrome Metabólica.

Este aumento da atividade inflamatória estimula células importantes, como os macrófagos, que são responsáveis por resolver a inflamação. Porém, uma situação de inflamação crônica, gera um desequilíbrio entre os macrófagos tipo 1 (inflamatórios) e os macrófagos tipo 2 (anti-inflamatórios), os quais são responsáveis por manter ou aumentar processos inflamatórios já existentes no nosso corpo, como por exemplo, nas articulações degeneradas por artrose ou artrite. Além disso, este estado de hiperexcitação do nosso sistema de defesa (sistema imune) pode desencadear uma agressão a certas proteínas do nosso próprio corpo, caracterizando o início de um processo patológico de autoimunidade, como uma artrite reumatoide ou uma tireoidite de Hashimoto.

Com isso, para o enfrentamento de patologias crônicas, especialmente a síndrome metabólica, a resistência à insulina, o diabetes tipo 2, a obesidade, as patologias cardiovasculares, as artropatias degenerativas e inflamatórias, as doenças autoimunes, o entendimento do microbioma intestinal, tanto quanto a sua abordagem, são de fundamental importância para alcançarmos o melhor resultado dos tratamentos, buscando sempre o melhor estilo e qualidade de vida para cada indivíduo.

Ramires LC, Santos GS, Ramires RP, et al. The Association between Gut Microbiota and Osteoarthritis: Does the Disease Begin in the Gut?. Int J Mol Sci. 2022;23(3):1494. Published 2022 Jan 27. https://doi.org/10.3390/ijms23031494

Agende uma consulta

Pronto! Recebemos seu contato. Retornaremos o mais breve.
Erro! Ocorreu algum problema. Por favor, tente novamente.

27

Anos de Experiência

18.736

Pacientes Atendidos

6.840

Cirurgias Realizadas